quinta-feira, 23 de abril de 2015

No Dia do Livro, debateu-se o Direito de Autor

Dia 23 de abril é um dia especial: Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Veja desapareceram fisicamente nessa data, mas a sua obra tornou-se imortal.
Elevado pela UNESCO, em 1955, a Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, as Bibliotecas Escolares de Mira quiseram evocar a efeméride, convidando o Departamento de Línguas do Agrupamento e a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) a realizarem duas palestras com os alunos dos 8.ºA, 10.ºA, C, D e E e 11.ºE e F.
Nesse âmbito, o professor de Inglês e Espanhol, Pedro Martins, iniciou as sessões, realizadas no Auditório da ES/3, falando dos vultos da literatura desaparecidos a 23 de abril.
Seguiu-se o doutor Adalberto Barreto, jurista do IGAC, que esclareceu todos os detalhes que envolvem a propriedade intelectual e introduziu um debate que gerou “calor” entre a assistência: como garantir os direitos dos autores e criadores artísticos na era da liberdade de acesso à informação? Ficou no ar que só uma maior consciência cívica pode defender os seus interesses, os quais, no futuro, podem ser os nossos!


Sem comentários:

Enviar um comentário