quinta-feira, 2 de abril de 2015

Encontro com o cientista polar José Xavier

No próximo dia 10 de abril, os alunos do 8.ºano e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Mira terão um encontro especial com o biólogo marinho José Xavier. 
Nas duas sessões previstas, na Biblioteca da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, os alunos irão interagir com o cientista e com a sua obra, Experiência Antárctica, presentemente à venda na Feira do Livro. 
José Xavier é doutorado pela Universidade de Cambridge e, atualmente, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey (Cambridge), colaborando com investigadores de mais de dez países. Estuda o comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) no Oceano Antártico em relação às alterações climáticas, fazendo investigação na Antártida desde 1997. 
É o representante de Portugal nas reuniões do Tratado da Antártida e em vários comités da Scientific Committee for Antarctic Research (SCAR), além de fazer parte do comité executivo de vários programas científicos internacionais.
Foi o mais jovem investigador a ganhar o prémio internacional Marta T. Muse pelo seu trabalho de excelência em ciência e política na Antártida. Coordenador de projetos educativos desde 2007, foi um dos vencedores da competição de ensaios sobre ciência da reputada revista New Scientist e da fundação Britânica Wellcome Trust.

Sem comentários:

Enviar um comentário