quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Solo vivo, vida sã – primeiro dia das oficinas na biblioteca

Para comemorar o Dia Mundial dos Solos que se celebra a 5 de dezembro, as professoras da equipa BE, Cândida Siegle, Célia Preguiça e Maria José Rosmaninho, conceberam uma atividade experimental para as turmas de 5.ºano, que se desenrolou na biblioteca da EB de Mira ao longo de dois dias.
Assim, ontem, as sessões com as turmas B e C começaram com uma explicação prévia sobre a formação do solo (pintada a giz no chão) e uma sequência dinamizada por Cândida Siegle: a leitura do poema "Raízes", extraído do livro "Herbário" de Jorge Sousa Braga, e uns minutos de introspeção meditativa a partir de um exercício de imaginação orientada.
Findo esse período introdutório, os alunos, em pequenos grupos, foram convidados pelas professoras Célia Preguiça e Maria José Rosmaninho a aproximarem-se das 4 bancas experimentais e a participarem em jogos de identificação de rochas e minerais, a verificarem o comportamento das minhocas face ao escuro e à humidade, e a investigarem, com lupas e microscópios, os horizontes do solo, os seus vários tipos e permeabilidade.
Os alunos do 5.ºC, que compareceram acompanhados das professoras de Português, Augusta Pessoa e Susete Silva, e os do 5.ºB, que estiveram sob a supervisão do docente de Educação Física, António Miguel, foram um público atento e interventivo.
A finalizar, há ainda a salientar a colaboração especial das professoras Albertina Janeiro e Maria João Batista, que se disponibilizaram, no seu tempo livre, a ajudar na orientação do trabalho de bancada.




Sem comentários:

Enviar um comentário