segunda-feira, 5 de julho de 2021

Caixas-ninhos e alimentadores para aves selvagens

A transformação das práticas agrícolas e as alterações climáticas têm reduzido drasticamente o alimento de muitas espécies de aves. Também as mudanças na construção de edifícios causam um impacto muito negativo na sua reprodução, enquanto a libertação de aves exóticas contribui de forma nefasta para a extinção das aves autóctones.

Por todos estes motivos, a colocação de caixas onde as aves selvagens possam alojar os ninhos em segurança e a difusão de comedouros e bebedouros são vitais para a defesa da biodiversidade, razão pela qual a Biblioteca da ES/3 acolheu com grande entusiasmo o workshop “Construção de caixas-ninhos e alimentadores para aves selvagens” dinamizado pelos biólogos Rui Brito e Daniel Santos.

Assim, no dia 29 de junho, um pequeno grupo, constituído por Albertina Janeiro, Áurea Almeida, Fátima Bica, Rosa Oliveira e Rosário Figueiredo, participou na oficina formativa e fez caixas-ninho, comedouros e bebedouros para aves com restos de contraplacado, garrafões e garrafas de água usados.

De aparafusadora elétrica na mão, máquina de cola quente, xis-ato e tesoura, as formandas, sob o olhar atento dos formadores, fabricaram três variedades de recetáculos para colocar nas árvores mais altas do recinto escolar.


O aprendido com esta formação irá agora permitir replicar os conhecimentos adquiridos com alunos e outros interlocutores!

Muito se agradece aos elementos da equipa técnica Ardea Ambiente e Sustentabilidade® - DGP, Unipessoal, Lda, biólogos Rui Miguel Brito e Daniel Santos, a excelência da sua comunicação, a simpatia e a proximidade com que a ministraram, predicados únicos que transformaram a ação de formação num acontecimento inolvidável.

Um agradecimento especial, também, ao pelouro da educação da CMM, na pessoa da Dr.ªBrigitte Capelôa, cujos esforços nos proporcionaram uma atividade tão enriquecedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário