quarta-feira, 26 de maio de 2021

Saber+ sobre o ESPAÇO

O 7.ºE esteve hoje na biblioteca da ES/3, para ouvir falar de Lixo Espacial, um dos temas ambientais que a turma está a trabalhar nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, sob a direção da professora Ana Ramos.

A partir de imagens muito elucidativas, a palestrante, Doutora Teresa Seixas, conduziu-nos pelo espaço ao encontro dos destroços que o povoam, dando-nos a conhecer números alarmantes. Por exemplo, ficámos a saber que estão em órbita cerca de 128 milhões de fragmentos com menos de 1 cm, e que estes, quando colidem com um satélite ou um painel solar, fazem estragos como os que um carro faz a 40km à hora.

E, claro, estes são os pequenos fragmentos, pois existem 900 000 maiores e 20 000 ainda maiores, os quais obrigam a desvio de rotas, para evitar colisões.

Ficámos também a conhecer os esforços feitos pelas agências espaciais para removerem os detritos e as novas tecnologias usadas – braços robóticos e redes.

Esta interessante interação teve também a participação ativa do público, que se chegou à frente para esclarecer as suas dúvidas.

A terminar, há a referir que a palestra nasceu de um pedido feito pela Professora Ana Seabra Ramos às BE e foi oferecida pelo CITEUC e a Universidade do Porto, que muito agradecemos, ao abrigo do projeto Cientificamente Provável.



Sem comentários:

Enviar um comentário