quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

“Refugiados” em Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Hoje, Dia Escolar da Não Violência e da Paz, nove investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) estiveram na ES/3 Dr.ª Maria Cândida a falar-nos de “Refugiados”.
O público participante, alunos e professores dos 9.ºA, 9.ºD, 10.ºB2, 11.ºB e 11.ºAI, começaram por se reunir na Biblioteca, onde foram divididos, à sorte, em quatro partes.
Formados os grupos, dirigiram-se a quatro salas, onde os especialistas os guiaram, em intervenções de cerca de 25 minutos, através da História dos últimos 100 anos.
Na sala D4, Sérgio Neto falou-lhes da onda de refugiados da Primeira Guerra Mundial, com a colaboração de Djime Dourado; na Biblioteca, Sara Dias Trindade abordou com eles a problemática da Segunda Guerra Mundial, no que foi coadjuvada por Alexandre Ornelas; no Auditório, João Luís Fernandes referiu os refugiados do Passado Recente, com o auxílio de João Tenente; na sala D5, Dina Sebastião levantou as questões relativas ao estatuto do refugiado e referiu os desafios colocados aos países de acolhimento.
Os grupos rodaram, sempre coordenados pelos investigadores Ana Isabel Ribeiro e António Rochette, e, no final, voltaram ao espaço inicial – a Biblioteca.
Ali, foi pedido a cada um que escrevesse uma palavra que sintetizasse o que mais o marcara naquela interação e, com as palavras escritas, foi gerada uma nuvem digital, a qual foi bem ilustrativa da forma como se tinha interiorizado o conhecimento.
A terminar, resta-nos agradecer, de forma sentida, aos nove investigadores que se deslocaram a Mira para celebrar connosco o Dia Escolar da Não Violência e da Paz e nos presentearam com uma atividade tão significativa!
Recorda-se que esta ação se inseriu no projeto Cientificamente Provável e foi organizada no âmbito da parceria estabelecida pelas Bibliotecas Escolares do A.E.Mira com o CEIS20, com o apoio da coordenação da disciplina Cidadania e Desenvolvimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário