terça-feira, 8 de março de 2016

Solo, suporte de vida

Hoje foi um dia muito intenso para Carla Pereira, Filipa Reis, Filipe Carvalho e Sara Mendes, quatro investigadores do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra: dinamizaram, na Biblioteca da EB de Mira, nada menos que cinco workshops para 104 dos nossos alunos, de anos de escolaridade tão díspares como o 3.º, o 5.º e o 11.º!
Em sessões muito dinâmicas, alternadamente introduzidas pelas professoras Cândida Siegle e Carla Lourenço, os alunos dividiram-se em quatro grupos que circularam entre os postos de observação de organismos do solo, os quais estavam divididos em microfauna, mesofauna, macrofauna e identificação de solos contaminados.
Em cada uma das “estações”, os alunos puderam ouvir uma explicação detalhada sobre o que iam experienciar, manipular amostras e ver ao microscópio.
Com inexcedível simpatia, os formadores responderam a todas as questões e até fecharam os olhos a algumas maroteiras...
Os alunos e professores presentes participaram ativamente nas atividades, mostrando tal interesse que se fortaleceu na equipa organizadora a convicção de que ações de literacia científica são um caminho a trilhar.
Para terminar, fica um abraço muito grande aos quatro jovens cientistas, que deram tanto de si, do seu tempo e do seu saber.


Sem comentários:

Enviar um comentário