terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Visita do ilustrador Sebastião Peixoto

A Biblioteca da EB de Mira recebeu a visita do Ilustrador Sebastião Peixoto! Com o hall de entrada engalanado com dois belos painéis sobre a sua obra, elaborados pelo 6.ºB, 6.ºC e 6.ºD no contexto da aula de Educação Visual, tudo estava a postos para o acolher.
Nos três encontros que o autor realizou com as turmas de 5.º e 6.ºano, este, com uma grande simplicidade, começou por falar da sua atribulada entrada no mundo da ilustração, esclareceu alguns aspetos técnicos subjacentes à arte de ilustrar, mostrou alguns dos seus trabalhos, desenhou ao vivo, e deu-nos uma grande lição de vida – a melhor estratégia para superar as nossas dificuldades é persistir e o método mais salutar para fazermos os trabalhos de que não gostamos é dar-lhes uma volta, inventando com eles uma diversão.
Ao longo das sessões, as turmas escutaram-no com uma enorme atenção, fazendo, sempre que podiam, perguntas muito pertinentes (os professores estavam muito orgulhosos deste comportamento!). Alguns alunos tentaram mesmo imitar os traços do ilustrador, fazendo, nos seus blocos de papel, réplicas dos desenhos que surgiam no papel de cenário. E fizeram-no com tal enlevo, que, na última sessão, não se levantaram ou reagiram ao toque da campainha, continuando silenciosamente a observá-lo ou a… filmá-lo.
No final, professores e alunos estenderam-lhe livros para que os autografasse. É sempre uma felicidade conhecer alguém que se admira!



Sem comentários:

Enviar um comentário