quinta-feira, 7 de junho de 2018

Gala de entrega de prémios do 3.º Concurso de Fotografia


Teve lugar, ontem, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, a Gala de Entrega de Prémios do 3.º Concurso de Fotografia Fragmentos de Mira – SOMOS MAR".
A darem as boas-vindas aos convidados estiveram os alunos do 7.ºD, entre os quais José Carlos Oliveira e Maria Inês Carapinha, que apresentaram a cerimónia e pediram aos mecenas do concurso, Alfredo Antunes Freire (Inter-School Portugal), José Manuel Alcaide (Foto Zé Manel) e Madalena Santos (Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Mira) que proferissem algumas palavras.
Depois da abertura, assistiu-se a um pequeno filme, em que se exibiram as fotografias entradas no concurso e se ouviram os seus autores falarem da forma como o mar os inspira.
Convidaram-se, então, os representantes do júri, Nuno Rico (fotógrafo), Bruna Santos (Associação de Estudantes) e Lurdes Mesquita (Direção do AEM), a tecerem algumas considerações sobre os trabalhos apresentados e a procederem à entrega de certificados a todos os participantes no concurso.
Seguiu-se a entrega de prémios aos autores das fotografias vencedoras.
Os alunos classificados em 1.º lugar, Iara Félix, do 6.ºD, Andrea Cappuccio, do 9.ºC, e João Terrível, do 10.ºA, receberam um cheque de 50€, oferecido pela Inter-School Portugal, uma medalha, oferecida por Quitérios, e a imagem vencedora reproduzida a cores, oferecida por Foto Zé Manel.
Os distinguidos em 2.º lugar, Mateus Azenha, do 5.ºD, Joana Martins, do 8.ºA, e Ruben Lemos, do 10.ºD, receberam uma réplica de um barco da arte de xávega, feita pelo artesão Júlio Pimentel, uma medalha, oferecida por Quitérios, e a imagem impressa a cores, oferecida por Foto Zé Manel.
Os vencedores do 3.º lugar, Murilo Montangneri, do 5.ºD, Matilde Almeida, do 7.ºD, e João Afonso Petronilho, do 10.ºA, receberam medalhas, oferecida por Quitérios, e impressões a cores das fotografias premiadas, dadas por Foto Zé Manel.
Foram ainda entregues aos alunos Gonçalo Rosete, do 5.ºD, e Rodrigo Fragona, do 7.ºD, Diplomas de Menção Honrosa, acompanhados pelas fotografias com que se distinguiram, reproduzidas a cores, ofertadas por Foto Zé Manel.
O Prémio do Público, no valor de 100€, foi também anunciado e, na ausência da nomeada, Carolina Tomé, do 6.ºB, foi-lhe entregue no dia seguinte.
Terminada a distribuição de prémios, chegou o momento musical. Joana Martins, acompanhada na viola pelo seu pai, encantou a plateia com duas canções, que interpretou de forma magistral.
Mais uma vez a equipa da biblioteca deixa um afetuoso agradecimento aos alunos que concorreram, às individualidades que apoiaram o concurso, aos elementos do júri que colaboraram na apreciação dos trabalhos, ao público que visitou as exposições e votou nas imagens preferidas, aos alunos do 7.ºD que animaram o “Bar Mar” e distribuíram sumo de laranja e bolas de Berlim, ao Zé Manel que tirou as fotografias do evento, porque a todos eles se deve o sucesso da iniciativa (reportagem aqui).
Desejamos que a próxima edição do concurso, a quarta, com o tema “SOMOS TERRA”, mantenha o mesmo vigor!

Sem comentários:

Enviar um comentário