sábado, 15 de dezembro de 2012

Concurso “Super Leitor” 2012 – 1.º período

Pelo 4.º ano consecutivo, o Concurso “Super Leitor” distinguiu os alunos de Praia de Mira que, ao longo do 1.ºperíodo, mais livros requisitaram na biblioteca (meninos dos 1.º e 2.ºanos) e mais e melhor preencheram fichas de leitura dos livros lidos (crianças dos 3.º e 4.ºanos).
Numa pequena cerimónia realizada ontem, durante a Festa de Natal, foram agraciados com diplomas os três primeiros classificados de cada escalão e com medalhas os vencedores:

Escalão A (1.º/2.ºanos) 
1.º lugarViviana Brás(2.ºR), com 120 pontos; 
2.º lugarMaike Oliveira, Luís Estrafalhote, Sara Alcaide, Mariana Leigo, Carlos Santos e Mafalda Calvão, (2.ºR), com 110 pontos.

Escalão B (3.º/4.ºanos) 
1.º lugarJoão Manuel Gabriel (4.ºU), com  39 pontos; 
2.º lugar Diogo Simões(4.ºU), com 35 pontos; 
3.º lugarAna Eduarda Simões (4.ºU), com 26 pontos.

Ficam aqui, mais uma vez, os parabéns a todos os concorrentes e, de forma especial, à Viviana e ao João Manuel, que se evidenciaram nas suas categorias!


Concurso “Super Leitor”- 1.º período

O Concurso “Super Leitor” voltou a ser implementado nos moldes habituais, premiando os alunos dos 1.ºe 2.ºanos que mais livros requisitaram na biblioteca da EB de Mira e os dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos que mais se distinguiram no preenchimento da ficha de leitura dos livros lidos.
 Encerrada a contagem no dia 12 de dezembro (os trabalhos e requisições posteriores serão contabilizadas no 2º período), os vencedores do concurso do 1.º período foram os seguintes: 
1.º escalão (1.º/2.ºanos) 
           1.º lugar - Lucas Caramujo, do 1.ºano, com 100 pontos;
           2.º lugar - Miguel Freire, do 1.ºano, com 80 pontos;
           3.º lugar – Afonso Catarino, do 2.ºano, com 60 pontos.
2.º escalão (3.º/4.ºanos)
           1.º lugar - Maria Nunes, do 4.ºM, com  63 pontos;
           2.º lugar – Cláudia Silva, do 4.ºM, com  14 pontos;
           3.º lugar – Mariana Constâncio, do 3.ºK, com  15 pontos; 
3.º escalão (5.ºano) 
           1.º lugar - Ruben Lemos, do 5.ºB, com  137 pontos; 
4.º escalão (6.ºano) 
           1.º lugar - Inês Margarida, do 6.ºD, com  148 pontos;
           2.º lugar – João Távora, do 6.ºD, com  61 pontos;
           3.º lugar – Beatriz Simões, do 6.ºB, com  30 pontos.

Nas festas de Natal realizadas nas respetivas escolas, estes concorrentes foram laureados com diplomas e os primeiros classificados de cada escalão receberam medalhas. 
A todos os que participaram no concurso aqui ficam os nossos parabéns!




quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Estafeta de Contos 2012

Hoje foi dia grande na nossa biblioteca. É que passou por aqui a “Estafeta de contos”, pela mão da contadora Isabel Ramadas de Sousa Barros, do Agrupamento de Escolas de Ovar! 
Três turmas, dos pré-escolar, 1.ºe 2.ºanos, deliciaram-se com os poemas “Vento” e “Chuva” de Luísa Ducla Soares e ainda com a história de John Burningham “A prenda de Natal de Henrique Semprespera”, contados com a graça e o talento da nossa convidada. 
Amanhã será tempo de passar o testemunho da estafeta, cabendo à bibliotecária a honra de levar a maleta dos contos e o estandarte das “Palavras Andarilhas” à Biblioteca Municipal de Figueira da Foz.
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Rinoceronte muito malcriado


Havia um rinoceronte tão mal educado que os animais à sua volta coravam de vergonha! Um belo dia tudo isso mudou!
Esta história, escrita por Jeanne Willis e ilustrada por Tony Ross, depois de contada serviu de ilustração a uma conversa na biblioteca com os meninos do JI de Praia de Mira.
Sala a sala, cada turma na sua vez, refletiu sobre os bons comportamentos e enfeitou um rinoceronte muito bem comportado. 
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os lavores deram poesia – última sessão do workshop à hora do almoço, na BE

Hoje os travesseiros, costurados nas sessões anteriores, encheram-se de pétalas perfumadas e foram colocados em “camas” de poesia! Que sortudos vão ser os destinatários destas prendas, feitas à mão! 


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Um conto de Natal


A educadora Graça Parada, do JI de Lentisqueira, tinha-nos pedido um conto de Natal para os seus alunos, no âmbito do À La Carte
Para fugir ao cânone tradicional, preparámos “A estrela de Laura”, de Klaus Baumgart, um hino aos afetos e à amizade. No fim da narrativa, os meninos pintaram as suas próprias estrelas, para que haja sempre brilho no seu caminho.

A magia dos gestos

O 5.ºA veio hoje à biblioteca acompanhado pela sua professora Lurdes Costa refletir sobre a obra “A Fada Oriana” e compreender como os nossos pequenos gestos podem melhorar o quotidiano das outras pessoas.
Quem liderou esta “viagem” foi a professora Célia Belo Silva que, no final da sessão, pediu aos alunos que enfeitassem a árvore de Natal com a escrita de alguns destes gestos.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Lobo atacou de novo, mas os cordeirinhos ripostaram!

Vieram hoje à biblioteca de Praia de Mira as turmas dos 3.º e 4.º anos dos professores Fátima Saraiva, Clara Almeida e Helder Jesus, cada uma na sua vez. 
Esperava-os o conto “O Magnífico Plano do Lobo”, escrito e ilustrado por Melanie Williamson!
Finda a história, cada turma dividiu-se em grupos de 3 ou 4 meninos que arquitetaram planos originais para se verem livres do lobo. Foi um espanto, no final, ver os grupos apresentarem os seus planos, de tão imaginativos que eram!

 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

“Hora do Conto” com cheirinho a Natal

As duas turmas da EB1 de Lagoa, que nos visitaram hoje, tinham uma surpresa boa à sua espera na biblioteca: o conto de José Fanha “Os Sapatos do Pai Natal”, preparado pela professora Fernanda Paula Silva.
Finda a leitura, os alunos foram convidados a escrever em papelinhos os sentimentos que o Natal inspira e a colocá-los dentro de meias natalícias. 



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

“Lavores de poesia”- nova sessão do workshop


Graças à perícia das costureiras e costureiros, os pedaços de tecido tomaram hoje a forma de saquinhos e travesseiros. Para a semana, iremos enchê-los de folhas perfumadas e colocá-los sobre poemas, para criar prendas únicas, construídas por nós.