sábado, 15 de maio de 2021

Brinquedo e Brincadeiras da Cultura Popular, por Alexander Lima

Teve lugar, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, a Ação de Formação de Curta Duração (3h), “Brinquedo e Brincadeiras da Cultura Popular”, dinamizada por Alexander Lima, a qual contou com a participação especial de Sofia Souto Moniz.

A iniciar a sessão, Alexander fez um pequeno enquadramento teórico, em que apresentou o conceito de brinquedo e descreveu o potencial de desenvolvimento holístico inerente à brincadeira.

Seguidamente, propôs algumas práticas lúdicas do repertório popular, brasileiro e português, em que o corpo dos vinte formandos se transformou em brinquedo, verbalizando sons, fazendo gestos, correndo, saltando e dançando.

Alex ensinou ainda os participantes a construir o “Barangandão Arco-íris”, com utensílios recicláveis, corda, jornal velho e tiras de papel. Depois dos brinquedos prontos, os felizes proprietários fizeram-nos rodopiar, numa explosão de cor.

A terminar, as BE fazem questão de agradecer a Alex a mestria com que conduziu esta formação e ao público presente a alegria contagiante.



Sem comentários:

Enviar um comentário