Mostrar mensagens com a etiqueta _Ensino SECUNDÁRIO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta _Ensino SECUNDÁRIO. Mostrar todas as mensagens

sábado, 6 de abril de 2019

Sucesso na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se esta tarde, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Região de Coimbra.
Os alunos que constituíam a nossa equipa, apurados na fase de escola e concelhia, começaram por realizar uma prova escrita sobre os livros designados: Ana Beatriz de Jesus e Rodrigo Ferreiro, do 1.ºCEB, sobre “O homem de água”, de Ivo Rosati; João Cainé e Sofia Ferreiro, do 2.ºCEB, sobre “A porta”, de José Fanha; Anita Duque e Joana Martins, do 3.ºCEB, sobre “O caderno vermelho da rapariga karateca”, de Ana Pessoa; e Mariana Andrade e Maria Margarida Lavrador, do Ensino Secundário, sobre “O retorno”, de Dulce Cardoso.












Finda esta primeira parte, o júri selecionou, de entre os muitos candidatos que representavam as escolas da CIM da Região de Coimbra, os três candidatos, por ciclo, que iriam prestar provas de palco.
Foi com muita emoção e uma indizível alegria que vimos Joana Martins e Mariana Andrade serem escolhidas e levantarem-se para ler em voz alta poemas.
O que se seguiu foi absolutamente formidável – Joana e Mariana sagraram-se vencedoras, cada uma no seu escalão! O que, para além do valor intrínseco ligado à obtenção do 1.ºprémio no certame, significa que irão representar o distrito de Coimbra na Final Nacional, que se realizará em Braga, a 25 de maio!
As Bibliotecas Escolares deixam um grande aplauso a todos os alunos que constituíram esta super equipa de leitores!
Para todos eles hip hip hurrah!


quarta-feira, 27 de março de 2019

Cientificamente Provável - o futuro das terapêuticas anticancerígenas

Ana Filipa Cruz esteve hoje na Biblioteca da ES/3, para falar aos alunos dos 10.ºA, 11.ºA, 11.ºB e 12.ºA das grandes linhas de investigação seguidas atualmente na área das terapêuticas anticancerígenas.
Com um percurso académico nas ciências farmacêuticas, Ana Filipa Cruz falou do projeto de nanotecnologia que desenvolve no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o qual pretende utilizar nanopartículas no transporte de fármacos capazes de matar células cancerígenas sem danificar as células sãs. Falou igualmente de ética, nomeadamente da que preside à utilização de animais em laboratório, o que acalorou o debate.
Terminada a interação de Ana Filipa Cruz com o público, muitos foram os alunos e professores de Biologia que se deixaram estar, querendo ficar mais “por dentro” do seu saber.
Por estas evidências, concluímos que os conhecimentos transmitidos pela investigadora, o seu entusiasmo e a sua juventude foram um tónico para os nossos alunos e um exemplo que os inspirará a perseverar no estudo.


terça-feira, 26 de março de 2019

Reunião Extraordinária do Executivo Municipal, na Biblioteca

Teve lugar esta tarde, na Biblioteca Escolar Dr.ª Maria Cândida, uma Reunião Extraordinária do Executivo Municipal, em que foi seguida uma agenda totalmente preenchida com assuntos ligados à educação. Assistiram alunos de 10.º e 11.ºano, bem como a Direção do Agrupamento, professores e jornalistas da imprensa local e regional.
Finda a reunião, houve um período em que o público pôde interpelar a mesa, oportunidade que alguns alunos aproveitaram, manifestando, com as suas perguntas, um grande saber estar.
Foi, no seu todo, um belíssimo exercício de cidadania.


O Coordenador Nacional das UAARE, Víctor Pardal, esteve em Mira!


Realizou-se esta manhã, no Auditório da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, o colóquio “Perspetivar o futuro II”, dedicado aos projetos e oportunidades existentes na área do desporto.
Os alunos e professores dos 11.ºD e 12.ºB2 (Cursos profissionais de Técnicos de Desporto), bem como o 12.ºA2 (Curso de Humanidades, disciplina de Sociologia), estiveram presentes para escutar Víctor Pardal, o Coordenador Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).
No decurso da sua palestra, Víctor Pardal referiu, como requisitos essenciais para o desempenho das profissões do século XXI, as competências académicas, pessoais, sociais, criativas e de trabalho em equipa. Usando as palavras dos alunos, “mostrou-nos as várias áreas que os desportistas podem seguir e as profissões que podem ter, dizendo-nos que é preciso garra, dedicação e inovar ao longo da nossa vida e do nosso emprego(Rita Rolo, Filipa Santos) e realçou “a importância da formação académica e dos atletas terem um Plano B para a sua vida, dado que um bom atleta se torna ainda melhor se tiver um bom desempenho escolar(Rita Cunha, Rita Fresco, Letícia Ferreira). Em jeito de avaliação, os alunos escreveram ainda “Achámos a palestra deveras interessante, com bastante informação, pertinente e dinâmica(Rita Cunha, Rita Fresco, Letícia Ferreira), “No nosso ver, esta palestra foi esclarecedora para nós jovens, indecisos, e com dificuldades em escolher o que fazer no nosso futuro(Rita Rolo, Filipa Santos) e “Com os exemplos dados, podemos concluir que o sucesso se complementa com os estudos, nos ajuda a adquirir mais talento e a sermos mais competitivos, chegando assim mais longe, tanto a nível profissional como pessoal(Beatriz Silva, Alícia Damas e Dinis Santos).
Com todas estas evidências, podemos assegurar, com confiança, que a palestra foi um sucesso.


sexta-feira, 22 de março de 2019

Um Novo Olhar sobre as Terapêuticas Anticancerígenas

Ana Filipa Cruz, investigadora do Grupo de Vectores e Terapia Génica do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, estará entre nós no dia 27 de março, pelas 10h35, na Biblioteca da ES/3, para falar aos alunos de Biologia do Ensino Secundário de “Um novo olhar sobre as terapêuticas anticancerígenas”.




quarta-feira, 13 de março de 2019

Cientificamente Provável - Catástrofes naturais e proteção civil, em palestra

António Rochette Cordeiro, investigador do CEIS 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra) esteve hoje na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida para dinamizar dois encontros com alunos, em que participaram os 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC, 8.ºD, 8.ºE, 10.º B e 11.ºC.
O tema abordado, consentâneo com os conteúdos disciplinares de Geografia do 8.ºano e do Ensino Secundário, visou a problemática das catástrofes naturais, incidindo particularmente nas que já assolaram Portugal (terramotos, tsunamis, tempestades, incêndios, inundações, deslizamento de terras, derrocada de arribas, …).
Para ilustrar a temática, o nosso convidado utilizou numerosas imagens, explicitando as formas de minorar os riscos existentes na nossa região, do ponto de vista do planeamento e dos procedimentos a adotar em caso de calamidade.
Esta atividade, enquadrada no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, foi mais um ponto alto da Semana da Leitura do Agrupamento.




segunda-feira, 11 de março de 2019

Março, mês da leitura no Agrupamento de Escolas de Mira

Respondendo ao convite da Rede de Bibliotecas Escolares, os Jardins de Infância, as Escolas e as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mira irão celebrar ao longo do mês de março a leitura, com uma miríade de atividades que atestam o valor que damos a todas as formas de ler o mundo.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Riscos


Dia 13 de março, no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, estará na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida o Professor Doutor António Rochette Cordeiro, para dinamizar dois encontros com os alunos de 8.ºano, 10.º B e 11.ºC, subordinados ao tema “Riscos”.

António Rochette Cordeiro é docente de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20). Autor de numerosas publicações e projetos científicos, é uma referência na elaboração de Estudos Ambientais e Cartas Educativas.

#cientificamenteprovável

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Correio do Amor!

No Dia de São Valentim não podia faltar a distribuição de cartas e postais de amor! Abertos os marcos de correio, as Assistentes Operacionais Albina Inocêncio, Carla Silvestre, Cláudia Felício, Clídia Almeida e Edite Batista encarregaram-se de entregar a correspondência, turma a turma.
Foi uma alegria!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

“SOMOS TERRA” - 4.ª edição do Concurso de Fotografia

Começou o 4.º Concurso de Fotografia “Fragmentos de Mira”, com o subtítulo “SOMOS TERRA”.
Organizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira, o concurso irá receber por e-mail, até ao dia 11 de abril de 2019, fotografias digitais recolhidas por alunos de 2.ºciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário.
Estão previstos 3 prémios por cada ciclo de ensino, atribuídos por um júri, e 1 prémio por votação pública, gentilmente oferecidos por Interschool Portugal, Porto Editora, Quitérios e Foto Zé Manel. O concurso conta ainda com o apoio do Intermarché de Mira, da Câmara Municipal de Mira e do Museu Etnográfico de Praia de Mira.
Para concorrer, basta pedir o regulamento nas Bibliotecas Escolares e captar imagens da atividade agrícola do concelho de Mira, seja com máquina fotográfica, tablet ou telemóvel!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Palestra do Professor António Manuel Martins - Cientificamente Provável

No âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, recebemos ontem a visita do Professor Doutor António Manuel Martins, que proferiu a palestra “Rawls e as tarefas de uma filosofia política”, a que assistiram as turmas 10.ºA, 10.ºB, 10.ºC2, 11.ºA e 11.ºB.
Com uma linguagem erudita, o Professor salientou alguns teóricos que versaram a Filosofia Política, detendo-se na contribuição de Rawls para a sua discussão.
Os professores de Filosofia da escola, todos presentes na palestra, irão agora, em sala de aula, trabalhar esse conhecimento junto dos nossos alunos.
#cientificamenteprovavel


quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

“Rawls e as tarefas de uma filosofia política”, por António Manuel Martins

No âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, em que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira celebraram protocolos de colaboração com várias unidades de investigação da Universidade de Coimbra, teremos o gosto de receber no dia 15 de janeiro, pelas 15h30, o Professor Doutor António Manuel Martins, que virá proferir a palestra “Rawls e as tarefas de uma filosofia política”, para as turmas de 10.º e 11.ºano.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Resultados da Fase de escola do CNL - 3.ºCEB e Ensino Secundário

A seleção dos alunos de 3.ºCEB e Ensino Secundário que irão representar a ES/3 Dr.ª Maria Cândida na Fase Intermunicipal da Região de Coimbra da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura foi feita no decurso de duas provas elaboradas pela professora bibliotecária, uma escrita e outra de leitura em voz alta e argumentação, centradas em “A pérola”, de John Steinbeck, e 3 contos de “Chá do Príncipe”, de Olinda Beja.
Apesar da realização das provas ter tido lugar numa época de intenso trabalho escolar, o que reduziu a metade os alunos inicialmente inscritos, houve muito brilho nas apresentações! 
Os parabéns a todos os que participaram e em particular a Anita Duque, do 8.ºD, Joana Martins, do 9.ºA, Arthur Pereira, do 10.ºA, Mariana Andrade, do 10.ºB, e M.ª Margarida Oliveira, do 11.ºA. Ficamos com a certeza de que teremos uma presença distrital capaz de ombrear com os melhores!
A equipa das Bibliotecas Escolares deixa um reconhecido agradecimento ao Presidente do Conselho Geral cessante, professor José Carlos Jesus, ao professor aposentado Vítor Fernandes e ao jornalista António Veríssimo, por terem acedido a fazer parte do júri que avaliou a prestação pública dos candidatos. 


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Escritora e narradora oral Olinda Beja – a arte das palavras

A escritora e narradora oral Olinda Beja esteve hoje na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, onde promoveu, de manhã, dois encontros com as turmas de 10.º, 11.º e 12.º ano, do Ensino Profissional e do Ensino Regular.
Para iniciar as sessões, Olinda Beja exibiu imagens da sua terra natal, São Tomé e Príncipe. Depois, sempre acompanhada musicalmente por Luís d'Almeidaconversou, declamou, encantou!
Finda a manhã, acompanhou-nos no almoço literário servido na sala de professores (confecionado pela “Oficina de Sabores”), em que foi sobremesa, em sua honra, poesia lusófona dita pelos comensais presentes, entre eles as escritoras Sofia Souto Moniz e Lurdes Breda.
Depois da refeição, chegou a vez da ação formativa "Para além da palavra: a arte do dizer e do contar". Em três horas de interação com uma plateia adulta, que excedia em quinze pessoas a lotação prevista, Olinda Beja conseguiu provocar nos seus ouvintes, de forma sublime, uma catarse de emoções e demonstrar que o dizer e o contar eram uma arte encantatória.
Para terminar, Olinda autografou as três dezenas de exemplares de "Chá do Príncipe", vendidos na feira do livro, que esgotaram rapidamente.
Querida Olinda, que dia fantástico foi o de hoje, 5 de dezembro!
Vamos ter que o repetir!


segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Olinda Beja estará em Mira a 5 de dezembro!

No próximo dia 5 de dezembro, a escritora e narradora oral Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, estará na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, para se encontrar, de manhã, com as turmas do Ensino Secundário, Profissional e Regular.
Já da parte da tarde, das 15h às 18h, a autora dinamizará uma ação formativa para professores e outros agentes culturais, intitulada "Para além da palavra: a arte do dizer e do contar".
Antecipando estas atividades, encontra-se a decorrer uma feira do livro na Biblioteca, centrada na última publicação da autora, "Chá do Príncipe", que pode ser adquirida com 30% de desconto.
A vinda de Olinda Beja, organizada pelas Bibliotecas Escolares de Mira, tem as parcerias da Coordenação das Ofertas Formativas do Agrupamento, do CFAE Beira-mar e da Oficina de Sabores (uma valência da Educação Especial), que irá preparar no dia da sua vinda um magnífico almoço literário, servido na Sala de Professores da escola sede!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

1.ªfase do 13.ºConcurso Nacional de Leitura

Com a chancela do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), terão lugar as provas tendentes a apurar os alunos de 3.º/4.ºano, 2.ºCEB, 3.ºCEB e Ensino Secundário, que irão representar o seu ciclo de ensino na fase seguinte da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

As provas, elaboradas pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, incidirão sobre as seguintes obras:












1.ºCEB (3.º e 4.ºanos)
“O senhor do seu nariz”, in “O senhor do seu nariz e outras histórias”, de Álvaro Magalhães. Edições ASA, 2010.
Data: 7 de dezembro, pelas 9h, nas Bibliotecas das EB de Mira, EB de Portomar, EB de Praia de Mira e escolas do 1.ºCEB de Carapelhos e Seixo.

2.ºCEB
“Graças e Desgraças da Corte de El-rei Tadinho”, de Alice Vieira. Editorial Caminho, 1998.
Data: 7 de dezembro, pelas 11h35, na Biblioteca da EB de Mira.

3.ºCEB
“A pérola”, de John Steinbeck. Edição Livros do Brasil, 2016.
Data: 12 de dezembro, pelas 12h35, na Biblioteca da ES/3 Dr.ªMaria Cândida.

Ensino Secundário
Contos “O sonho longínquo de Lucialima”, “O amor tardio de Sam Doló” e “Chá do Príncipe”, inseridos na obra “Chá do Príncipe”, de Olinda Beja, Edições Rosa de Porcelana, 2017.
Data: 12 de dezembro, pelas 12h35, na Biblioteca da ES/3 Dr.ªMaria Cândida.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O 10.ºB aprendeu a estruturar um trabalho


Os alunos do 10.ºB, acompanhados da sua professora de MACS, M.ª José Ramos, vieram à Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida ouvir a professora bibliotecária, Rosário Figueiredo, falar da estruturação de um trabalho escrito.
A partir de um folheto que simula as diversas etapas da sua elaboração, foram elucidados sobre as particularidades de cada fase e conheceram o separador do Word onde podem elaborar automaticamente a Bibliografia.

domingo, 10 de junho de 2018

Tomás Travelho ficou em 1.ºLugar no Concurso Nacional de Leitura

É com uma alegria enorme que noticiamos que Tomás Clemente Travelho, aluno do 10.ºC do Agrupamento de Escolas de Mira, ganhou a final do 12.ºConcurso Nacional de Leitura, no escalão do Ensino Secundário, que se realizou hoje em Pombal.
Selecionado na Fase Intermunicipal para representar a CIM da Região de Coimbra, Tomás foi sublime, lendo um excerto da obra “As Serviçais”, de Kathryn Stockett, e debatendo, em palco, a temática do racismo.
Acompanhado por uma comitiva composta pela sua família e por António Oliveira, Cândida Siegle, Lurdes Ferreiro e Rosário Figueiredo, a todos emocionou pela forma segura e brilhante como esteve em público.

Bravo, Tomás. Estamos muito orgulhosos de ti!



quinta-feira, 7 de junho de 2018

Gala de entrega de prémios do 3.º Concurso de Fotografia


Teve lugar, ontem, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, a Gala de Entrega de Prémios do 3.º Concurso de Fotografia Fragmentos de Mira – SOMOS MAR".
A darem as boas-vindas aos convidados estiveram os alunos do 7.ºD, entre os quais José Carlos Oliveira e Maria Inês Carapinha, que apresentaram a cerimónia e pediram aos mecenas do concurso, Alfredo Antunes Freire (Inter-School Portugal), José Manuel Alcaide (Foto Zé Manel) e Madalena Santos (Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Mira) que proferissem algumas palavras.
Depois da abertura, assistiu-se a um pequeno filme, em que se exibiram as fotografias entradas no concurso e se ouviram os seus autores falarem da forma como o mar os inspira.
Convidaram-se, então, os representantes do júri, Nuno Rico (fotógrafo), Bruna Santos (Associação de Estudantes) e Lurdes Mesquita (Direção do AEM), a tecerem algumas considerações sobre os trabalhos apresentados e a procederem à entrega de certificados a todos os participantes no concurso.
Seguiu-se a entrega de prémios aos autores das fotografias vencedoras.
Os alunos classificados em 1.º lugar, Iara Félix, do 6.ºD, Andrea Cappuccio, do 9.ºC, e João Terrível, do 10.ºA, receberam um cheque de 50€, oferecido pela Inter-School Portugal, uma medalha, oferecida por Quitérios, e a imagem vencedora reproduzida a cores, oferecida por Foto Zé Manel.
Os distinguidos em 2.º lugar, Mateus Azenha, do 5.ºD, Joana Martins, do 8.ºA, e Ruben Lemos, do 10.ºD, receberam uma réplica de um barco da arte de xávega, feita pelo artesão Júlio Pimentel, uma medalha, oferecida por Quitérios, e a imagem impressa a cores, oferecida por Foto Zé Manel.
Os vencedores do 3.º lugar, Murilo Montangneri, do 5.ºD, Matilde Almeida, do 7.ºD, e João Afonso Petronilho, do 10.ºA, receberam medalhas, oferecida por Quitérios, e impressões a cores das fotografias premiadas, dadas por Foto Zé Manel.
Foram ainda entregues aos alunos Gonçalo Rosete, do 5.ºD, e Rodrigo Fragona, do 7.ºD, Diplomas de Menção Honrosa, acompanhados pelas fotografias com que se distinguiram, reproduzidas a cores, ofertadas por Foto Zé Manel.
O Prémio do Público, no valor de 100€, foi também anunciado e, na ausência da nomeada, Carolina Tomé, do 6.ºB, foi-lhe entregue no dia seguinte.
Terminada a distribuição de prémios, chegou o momento musical. Joana Martins, acompanhada na viola pelo seu pai, encantou a plateia com duas canções, que interpretou de forma magistral.
Mais uma vez a equipa da biblioteca deixa um afetuoso agradecimento aos alunos que concorreram, às individualidades que apoiaram o concurso, aos elementos do júri que colaboraram na apreciação dos trabalhos, ao público que visitou as exposições e votou nas imagens preferidas, aos alunos do 7.ºD que animaram o “Bar Mar” e distribuíram sumo de laranja e bolas de Berlim, ao Zé Manel que tirou as fotografias do evento, porque a todos eles se deve o sucesso da iniciativa (reportagem aqui).
Desejamos que a próxima edição do concurso, a quarta, com o tema “SOMOS TERRA”, mantenha o mesmo vigor!

terça-feira, 5 de junho de 2018

3.º Concurso de Fotografia – Resultados da Votação Pública

Divulgam-se os resultados da votação pública do 3.ºConcurso de Fotografia “Fragmentos de Mira”, em que a comunidade educativa foi convidada a pronunciar-se sobre as suas preferências, assinalando três escolhas no boletim de voto.
Apurados os 466 boletins, entrados nas urnas colocadas nas Bibliotecas Escolares da EB de Mira e ES/3 Dr.ª Maria Cândida, o Prémio do Público recaiu na imagem “Olhar sobre o mar”, de Carolina Tomé, do 6.ºB, com 133 votos, a qual receberá um mealheiro contendo 100€, oferta da agência do Novo Banco de Mira (que entretanto fechou, mas fez questão de honrar o seu compromisso de mecenato).
A organização do concurso salienta o impacto que a iniciativa teve na comunidade educativa, bem expressa no número de pessoas que participaram na votação pública, e deixa um agradecimento sentido a todos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...