Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º CEB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º CEB. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 9 de abril de 2019
Yoga no ATL
Etiquetas:
1.º CEB,
BE_Mira,
Literacia do Ser,
OCUPAÇÃO TEMPOS LIVRES
sábado, 6 de abril de 2019
Sucesso na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Realizou-se
esta tarde, na Biblioteca Municipal da
Figueira da Foz, a Fase
Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Região de Coimbra.

Finda esta primeira parte, o júri selecionou, de entre os muitos candidatos que representavam as escolas da CIM da Região de Coimbra, os três candidatos, por ciclo, que iriam prestar provas de palco.
Os
alunos que constituíam a nossa equipa, apurados na fase de escola e concelhia,
começaram por realizar uma prova escrita sobre os livros designados: Ana Beatriz de Jesus e Rodrigo Ferreiro, do 1.ºCEB, sobre “O homem de água”, de Ivo Rosati; João Cainé e Sofia Ferreiro,
do 2.ºCEB, sobre “A porta”, de José Fanha; Anita Duque e Joana Martins,
do 3.ºCEB, sobre “O caderno vermelho da
rapariga karateca”, de Ana Pessoa;
e Mariana Andrade e Maria Margarida Lavrador, do Ensino
Secundário, sobre “O retorno”, de Dulce Cardoso.

Finda esta primeira parte, o júri selecionou, de entre os muitos candidatos que representavam as escolas da CIM da Região de Coimbra, os três candidatos, por ciclo, que iriam prestar provas de palco.
Foi
com muita emoção e uma indizível alegria que vimos Joana Martins e Mariana Andrade
serem escolhidas e levantarem-se para ler em voz alta poemas.
O
que se seguiu foi absolutamente formidável – Joana e Mariana
sagraram-se vencedoras, cada uma no seu escalão! O que, para além do valor
intrínseco ligado à obtenção do 1.ºprémio no certame, significa que irão
representar o distrito de Coimbra na Final
Nacional, que se realizará em Braga, a 25
de maio!
As
Bibliotecas Escolares deixam um grande aplauso a todos os alunos que
constituíram esta super equipa de leitores!
Para
todos eles hip hip hurrah!
Etiquetas:
_Ensino SECUNDÁRIO,
1.º CEB,
2.ºCEB,
3.ºCEB,
BE_ES/3,
BE_Mira,
BE_Portomar,
BE_Praia de Mira,
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA,
CONCURSOS LEITURA
quinta-feira, 4 de abril de 2019
A flor foi ver o mar com os meninos dos Carapelhos
A obra “A flor vai ver o mar”, de Alves
Redol, animada com fantoches que os alunos puderam manobrar, visitou a
turma de 1.º e 2.ºano de Carapelhos,
do professor Marco Amaral!
Etiquetas:
1.º CEB,
BIBLIOTECA ANDARILHA,
Escritora LUÍSA DUCLA SOARES
quarta-feira, 3 de abril de 2019
Jogos de palavras
As “Lengalengas”, de Luísa Ducla Soares, foram o mote da sessão que Lídia Rousselot animou com a turma de 2.ºano de Praia de Mira,
do professor José Simões.
No seu
seguimento, foram recreados jogos antigos que usaram diversas lengalengas e ritmos.
Etiquetas:
1.º CEB,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BE_Praia de Mira
sábado, 30 de março de 2019
Sementes aventureiras

“A Viagem da Sementinha”, de Maria Isabel Loureiro, foi também
apresentada aos alunos de 1.ºano da EB de Praia de Mira. De novo, a leitura
foi apenas o começo de uma viagem de descoberta, desta feita do conhecimento
científico, com observação e experimentação.
Etiquetas:
1.º CEB,
BE_Praia de Mira,
CIÊNCIA NA BIBLIOTECA,
SEMANA DA LEITURA
quinta-feira, 28 de março de 2019
Uma história de cabelos muito primaveril!
Diretamente do Cabeleireiro da Mila, teve lugar mais uma sessão do Projeto À La Carte, em que foi trabalhado o livro “Enquanto o meu cabelo crescia”, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Madalena Matoso.
Os “clientes” do dia, os alunos de 1.º e 2.ºano da EB de Casal de São Tomé, acompanhados do professor Hélder Jesus, enquanto esperavam por vez no “Salão de Cabeleireiro”, entretiveram-se a fazer uns desenhos para o Concurso de Ilustração.
Depois, chegado o momento, houve “penteado narrativo”, com muita participação da assistência.
E, tal como é habitual, no final foi proposta uma atividade que juntou dois elementos que adoramos, materiais reciclados e natureza: com meias velhas, serradura, copos de plástico usados e restos de papel fizeram-se bonecos que, depois de recheados de sementes, ficaram prontos a ter cabelos... vegetais! Será agora a vez da natureza fazer o seu “tratamento capilar”!
Etiquetas:
1.º CEB,
À LA CARTE,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BE_Mira,
SEMANA DA LEITURA
quinta-feira, 21 de março de 2019
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá saudaram a chegada da Primavera
Prosseguindo as Semanas da Leitura, Lídia Rousselot dinamizou, com a turma de 4.ºano de Praia de Mira, uma adaptação sua, em texto dramático, de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Finda esta experiência teatral, foi proposta uma atividade que celebrava a chegada da Primavera: a elaboração, com flores ou folhas de loureiro, de uma coroa de flores!
Tão lindos que os meninos ficaram!
Etiquetas:
1.º CEB,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BE_Praia de Mira,
EFEMÉRIDES,
SEMANA DA LEITURA,
TEATRO na BE
quarta-feira, 20 de março de 2019
Joias de fazer perder a cabeça
Os
alunos dos 3.º e 4.ºanos de Carapelhos e
a sua professora Preciosa Cruz estiveram na Biblioteca da ES/3 a ouvir a professora bibliotecária narrar “As três finórias”, na versão de António Torrado.
Finda a
narrativa, e também a manhã (a
turma tinha participado na sessão de “Ciência na Escola” e o tempo
tinha “evaporado”), combinou-se a continuação da sessão na
escola de Carapelhos. Assim,
de tarde, os alunos exploraram o conto ouvido e joias magníficas ganharam vida,
capazes de fazer perder a cabeça às três finórias.
Etiquetas:
1.º CEB,
À LA CARTE,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BE_ES/3,
SEMANA DA LEITURA
segunda-feira, 18 de março de 2019
Ainda nada? Paciência…
Semana da leitura em modo compacto: sessões
sucessivas para as 4 turmas do 1.º ciclo de Mira com a história “Ainda nada”, de Christian Voltz.
A voluntária de leitura Edite Batista leu e depois, em equipa, dramatizou-se a canção “Semente,
sementinha”.
Por fim, todos semearam um feijão, a fim de,
posteriormente, poderem observar a sua germinação.
Etiquetas:
1.º CEB,
BE_Mira,
ECO-BIBLIOTECAS,
SEMANA DA LEITURA
sábado, 16 de março de 2019
Um conto com muito significado filosófico!

À semelhança do acontecido em outras escolas, Lídia Rousselot apresentou “A Rainha das Neves”, de Hans Christian Anderson, aos alunos de 3.º e 4.ºano da EB de Seixo.
No final da leitura, os alunos foram convidados a meditar nas imagens de si próprios, observadas em diferentes espelhos, e a filosofar sobre o seu significado.
Etiquetas:
1.º CEB,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BIBLIOTECA ANDARILHA,
DES@FIA A FILOSOFIA,
SEMANA DA LEITURA
quinta-feira, 14 de março de 2019
Leitura interativa
A continuar a Semana da Leitura, “A flor vai ver o mar”, de Alves Redol, visitou as turmas de 1.º e 2.ºano de Seixo. Lídia Rousselot, para tornar a leitura mais atraente, convidou os meninos a dramatizá-la e a manipular fantoches das personagens.
Etiquetas:
1.º CEB,
ARTICULAÇÃO CURRICULAR,
BIBLIOTECA ANDARILHA,
SEMANA DA LEITURA
Subscrever:
Mensagens (Atom)














