Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º CEB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1.º CEB. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de abril de 2019

Yoga no ATL


Foram feitas duas sessões de yoga para crianças com os alunos do 1.º ciclo do ATL do Agrupamento. Partindo do livro “Os bebés também fazem yoga”, de Fearne Cotton, respirámos, cantámos, praticámos “asanas” e no fim relaxámos. Correu mesmo bem!


sábado, 6 de abril de 2019

Sucesso na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se esta tarde, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Região de Coimbra.
Os alunos que constituíam a nossa equipa, apurados na fase de escola e concelhia, começaram por realizar uma prova escrita sobre os livros designados: Ana Beatriz de Jesus e Rodrigo Ferreiro, do 1.ºCEB, sobre “O homem de água”, de Ivo Rosati; João Cainé e Sofia Ferreiro, do 2.ºCEB, sobre “A porta”, de José Fanha; Anita Duque e Joana Martins, do 3.ºCEB, sobre “O caderno vermelho da rapariga karateca”, de Ana Pessoa; e Mariana Andrade e Maria Margarida Lavrador, do Ensino Secundário, sobre “O retorno”, de Dulce Cardoso.












Finda esta primeira parte, o júri selecionou, de entre os muitos candidatos que representavam as escolas da CIM da Região de Coimbra, os três candidatos, por ciclo, que iriam prestar provas de palco.
Foi com muita emoção e uma indizível alegria que vimos Joana Martins e Mariana Andrade serem escolhidas e levantarem-se para ler em voz alta poemas.
O que se seguiu foi absolutamente formidável – Joana e Mariana sagraram-se vencedoras, cada uma no seu escalão! O que, para além do valor intrínseco ligado à obtenção do 1.ºprémio no certame, significa que irão representar o distrito de Coimbra na Final Nacional, que se realizará em Braga, a 25 de maio!
As Bibliotecas Escolares deixam um grande aplauso a todos os alunos que constituíram esta super equipa de leitores!
Para todos eles hip hip hurrah!


quinta-feira, 4 de abril de 2019

A flor foi ver o mar com os meninos dos Carapelhos

A obra “A flor vai ver o mar, de Alves Redol, animada com fantoches que os alunos puderam manobrar, visitou a turma de 1.º e 2.ºano de Carapelhos, do professor Marco Amaral!



quarta-feira, 3 de abril de 2019

Jogos de palavras


As “Lengalengas”, de Luísa Ducla Soares, foram o mote da sessão que Lídia Rousselot animou com a turma de 2.ºano de Praia de Mira, do professor José Simões.
No seu seguimento, foram recreados jogos antigos que usaram diversas lengalengas e ritmos.





sábado, 30 de março de 2019

Sementes aventureiras


A Viagem da Sementinha”, de Maria Isabel Loureiro, foi também apresentada aos alunos de 1.ºano da EB de Praia de Mira. De novo, a leitura foi apenas o começo de uma viagem de descoberta, desta feita do conhecimento científico, com observação e experimentação.



quinta-feira, 28 de março de 2019

Uma história de cabelos muito primaveril!

Diretamente do Cabeleireiro da Mila, teve lugar mais uma sessão do Projeto À La Carte, em que foi trabalhado o livro Enquanto o meu cabelo crescia”, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Madalena Matoso.
Os “clientes” do dia, os alunos de 1.º e 2.ºano da EB de Casal de São Tomé, acompanhados do professor Hélder Jesus, enquanto esperavam por vez no “Salão de Cabeleireiro”, entretiveram-se a fazer uns desenhos para o Concurso de Ilustração.
Depois, chegado o momento, houve “penteado narrativo”, com muita participação da assistência.
E, tal como é habitual, no final foi proposta uma atividade que juntou dois elementos que adoramos, materiais reciclados e natureza: com meias velhas, serradura, copos de plástico usados e restos de papel fizeram-se bonecos que, depois de recheados de sementes, ficaram prontos a ter cabelos... vegetais! Será agora a vez da natureza fazer o seu “tratamento capilar”!


quinta-feira, 21 de março de 2019

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá saudaram a chegada da Primavera

Prosseguindo as Semanas da LeituraLídia Rousselot dinamizou, com a turma de 4.ºano de Praia de Mira, uma adaptação sua, em texto dramático, de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.
Finda esta experiência teatral, foi proposta uma atividade que celebrava a chegada da Primavera: a elaboração, com flores ou folhas de loureiro, de uma coroa de flores!
Tão lindos que os meninos ficaram!


quarta-feira, 20 de março de 2019

Joias de fazer perder a cabeça

Os alunos dos 3.º e 4.ºanos de Carapelhos e a sua professora Preciosa Cruz estiveram na Biblioteca da ES/3 a ouvir a professora bibliotecária narrar “As três finórias”, na versão de António Torrado.
Finda a narrativa, e também a manhã (a turma tinha participado na sessão de “Ciência na Escola” e o tempo tinha “evaporado”), combinou-se a continuação da sessão na escola de CarapelhosAssim, de tarde, os alunos exploraram o conto ouvido e joias magníficas ganharam vida, capazes de fazer perder a cabeça às três finórias.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Ainda nada? Paciência…


Semana da leitura em modo compacto: sessões sucessivas para as 4 turmas do 1.º ciclo de Mira com a história “Ainda nada”, de Christian Voltz.
A voluntária de leitura Edite Batista leu e depois, em equipa, dramatizou-se a canção “Semente, sementinha”.
Por fim, todos semearam um feijão, a fim de, posteriormente, poderem observar a sua germinação.


sábado, 16 de março de 2019

Um conto com muito significado filosófico!


À semelhança do acontecido em outras escolas, Lídia Rousselot apresentou “A Rainha das Neves”, de Hans Christian Anderson, aos alunos de 3.º e 4.ºano da EB de Seixo.
No final da leitura, os alunos foram convidados a meditar nas imagens de si próprios, observadas em diferentes espelhos, e a filosofar sobre o seu significado.



quinta-feira, 14 de março de 2019

Leitura interativa

A continuar a Semana da Leitura, “A flor vai ver o marde Alves Redol, visitou as turmas de 1.º e 2.ºano de Seixo. Lídia Rousselot, para tornar a leitura mais atraente, convidou os meninos a dramatizá-la e a manipular fantoches das personagens.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...