Mostrar mensagens com a etiqueta PARCERIAS. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PARCERIAS. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Feira da Saúde!


Realizou-se esta manhã, na EB de Mira, a Feira da Saúde, um evento que congregou o esforço de todos na sensibilização da comunidade educativa para os hábitos de vida saudáveis.
As disciplinas Educar, Projetar e AprenderCidadania e Desenvolvimento e História e Geografia de Portugal apresentaram os trabalhos elaborados até ao momento, em momentos de grande colorido.
As Bibliotecas Escolares não podiam faltar a este certame, expondo na sua banca livros temáticos, pósteres com a descrição das propriedades terapêuticas de alguns frutos e plantas, questionários para autoavaliação do bem-estar emocional e físico e, para alegrar a vida sem excesso de gordura ou açúcar, sobremesas elaboradas com frutos e cereais integrais.
Salienta-se que os produtos à venda, existentes em todas as bancas, irá ter uma finalidade meritória: a ajuda humanitária a Moçambique.




quarta-feira, 27 de março de 2019

Uma atividade experimental - Cientificamente Provável

No decurso da parceria estabelecida pelas Bibliotecas Escolares do AEMira e a Universidade de Aveiro no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, os alunos do 12.ºB1, acompanhados da professora Helena Bacalhau, estiveram hoje nos Laboratórios de Química da UA, onde passaram a tarde a fazer experiências.
Fica um agradecimento especial à Doutora Diana Pinto, nossa interlocutora nesta atividade e investigadora que teremos o gosto de ver em Mira no dia 29 de maio.


sábado, 23 de março de 2019

Camilo, um camelo na selva

A convite da Rede de Bibliotecas de Mira, os alunos do pré-escolar do concelho de Mira irão assistir, na próxima quarta-feira, dia 27 de março, a uma leitura encenada de “Camilo, um camelo na selva”, de Júlio Borges, pelo animador Rui Ramos.

Sessões programadas: 
9h30 | Centro Bem-estar Infantil do Seixo
Alunos dos J.I. de Carapelhos e do Centro Bem-estar Infantil do Seixo

11h30 | Biblioteca Municipal de Mira
Alunos dos J.I. de Casal de São Tomé, de Mira e da Casa da Criança de Mira

14h30 | Jardim de Infância de Praia de Mira
Alunos dos J.I. de Lentisqueira, Portomar e Praia de Mira.

terça-feira, 19 de março de 2019

Passado e futuro, juntos


A convite do 7.ºA e da sua Diretora de Turma, recebemos hoje na Biblioteca da ES/3 utentes da Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo, que vieram ouvir e contar histórias tradicionais.
A iniciar a sessão, Ana Paula Ferreira descreveu o projeto de voluntariado da turma e fez a apresentação nominal dos convidados seniores.
Rosário Figueiredo prosseguiu, narrando as histórias tradicionais “As três fortunas do lobo feroz” e “A machada, machadinha do José e da Joaquina”, a partir das versões de António Torrado.
Então o Sr. Celestino ganhou coragem e deu-nos a ouvir “O ovo de Colombo” e uma anedota, rica em subentendidos. A D. Augusta também não se fez rogada e presenteou-nos com uma história com lição de moral.
Foi um belo pedaço de tarde, em que passado e futuro se fundiram e andaram de braço dado.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Histórias tradicionais e outras que tais

Amanhã, dia 19 de março, pelas 15h35, terá lugar na Biblioteca da ES/3 uma sessão de contos organizada pelo 7.ºA, no âmbito do tema “Voluntariado”, desenvolvido nas aulas de EPA (Ensinar, Projetar, Aprender).
Os utentes da Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo são os convidados e lá estarão para ouvir e partilhar histórias tradicionais.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Palestra evocativa do Dia do Animal de Estimação


O “Dia do Animal de Estimação” foi evocado com uma palestra na Biblioteca Escolar, em que foram oradoras Diana Bastos, do Abrigo de Carinho - Associação Amigos dos Animais, e Mariline Ribeiro, médica do Centro de Saúde de Mira, a que assistiram os alunos de 7.ºano.
Tanto esta atividade, como a campanha de sensibilização para o bem-estar animal, que comporta uma recolha de rações, comedouros e agasalhos, foram organizadas pelo 7.ºA.  



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Dia do Animal de Estimação

Para celebrar o Dia do Animal de Estimação, o 7.ºA e a sua Diretora de Turma, no contexto da aula de Ensinar, Projetar, Aprender (EPA), irão promover no dia 20 de fevereiro uma palestra para todas as turmas de 7.ºano.
A atividade conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente  da Câmara Municipal de Mira, do Abrigo de Carinho - Associação Amigos dos Animais, da Clínica Veterinária de Mira e da Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A viúva e o papagaio em parceria


A equipa da Biblioteca Municipal de Cantanhede veio à biblioteca da EB de Mira fazer a leitura integral da obra “A viúva e o papagaio”, para as turmas do 5.º ano de escolaridade. A história foi lida a três vozes, o que entusiasmou todos os envolvidos.
Que manhã empolgante na biblioteca!

domingo, 24 de junho de 2018

Ver e compreender os insetos, em aprendizagem divertida

Decorreu, ontem, no Museu Etnográfico de Praia de Mira, a formação “Insetos em Ordem”, orientada pelas biólogas Eva Monteiro e Renata Santos, do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Os trabalhos começaram de manhã com uma pequena preleção sobre os insetos. Seguidamente, os formandos, compostos por treze professores, dois fotógrafos de natureza e cinco jovens, foram convidados a munirem-se de redes e frascos e a procurarem a matéria-prima essencial à ação – os insetos, na Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira.
Já de tarde, os formandos formaram grupos de trabalho e analisaram os insetos recolhidos, com o auxílio de tabelas dicotómicas, identificando as suas espécies, antes de os devolver ao meio ambiente, em liberdade. Uma das meninas presentes, a Gabriela Gomes, ficou com a tarefa de fazer os registos das observações na plataforma www.biodiversity4all.org
A terminar, jogou-se o jogo de tabuleiro “Insetos em Ordem” e percorreu-se a exposição interativa existente no rés-do-chão do museu.
Resta-nos, agora, fazer o balanço. A ação, organizada pela Rede de Bibliotecas de Mira, foi sem dúvida uma experiência singular. Num ambiente leve e descontraído, conseguiu o pleno de ensinar e de nos levar a observar o que nos rodeia!
Em nome da organização, fica um agradecimento muito especial ao Museu Etnográfico de Praia de Mira pelo acolhimento e às formadoras, Eva e Renata, por partilharem connosco tanto do seu saber.


terça-feira, 13 de março de 2018

Escritor Carlos Nuno Granja e animador Rui Ramos: uma dupla de sucesso!

Hoje foi um dia grande para as crianças do 1.ºCEB do Agrupamento de Escolas de Mira: conheceram, de uma assentada, o escritor Carlos Nuno Granja e assistiram a uma leitura encenada de uma das suas obras, “A História Engraçada de uma Biblioteca Abandonada”, por Rui Ramos, um animador que colabora com a editora Opera Omnia.
As sessões, em número de três, foram um casamento perfeito: o profissional de animação recriou a história com indizível graça e mestria, sucedendo-lhe o seu autor, que falou do seu gosto pela escrita, respondeu às perguntas ávidas dos espetadores e autografou os mais de 150 livros comprados! Foi, sem sombra de dúvida, um dos melhores eventos a que tivemos o prazer de assistir e que dignificaram a leitura nesta semana que lhe é dedicada.
Muito obrigado a esta dupla de sucesso, Rui Ramos e Carlos Nuno Granja! Voltem sempre!


quinta-feira, 8 de março de 2018

CES vai à escola

Em parceria com o programa “CES vai à escola”, foram dinamizadas seis "Oficinas de biodiversidade, saúde e organização social" pelas investigadoras de pós doutoramento, Doutoras Rita Santos e Lúcia Fernandes, da Universidade de Coimbra.
Durante as sessões, a problemática foi apresentada e, no final, os alunos fizeram desenhos colaborativos sobre o aprendido.


sábado, 24 de fevereiro de 2018

Saúde Mental em Saúde Escolar na biblioteca da EB de Mira

Visando a implementação do projeto nacionalSaúde Mental em Saúde Escolar”, a enfermeira Paula Castelhano está a dinamizar, na Biblioteca da EB de Mira, dez sessões formativas no espaço letivo de Formação Cívica, com cada turma de 5.ºano.
No seu decurso, os alunos são convidados a interagir em atividades muito interessantes!


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

“Natal” com mais idade

No contexto de uma permuta com a Biblioteca Municipal de Cantanhede, as professoras Benilde Neto e Cândida Siegle deslocaram-se a Ançã, para ler e dramatizar o conto “Natal”, de Miguel Torga, para um grupo de idosos, que muito apreciou. 
No final cantaram-se canções de Natal, conversou-se sobre as vivências dos utentes e distribuíram-se mimos.


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A viúva e o papagaio

A equipa da Biblioteca Municipal de Cantanhede veio à biblioteca da EB fazer uma leitura a três vozes da obra “A viúva e o papagaio”, que faz parte das obras recomendadas para a educação literária do  5.º ano de escolaridade. Foi uma atividade ao mesmo tempo lúdica e pedagógica, pois as turmas usufruíram do texto numa interpretação simultaneamente aprazível e pedagógica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...