Mostrar mensagens com a etiqueta BE_ES/3. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta BE_ES/3. Mostrar todas as mensagens

sábado, 6 de abril de 2019

Sucesso na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se esta tarde, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Região de Coimbra.
Os alunos que constituíam a nossa equipa, apurados na fase de escola e concelhia, começaram por realizar uma prova escrita sobre os livros designados: Ana Beatriz de Jesus e Rodrigo Ferreiro, do 1.ºCEB, sobre “O homem de água”, de Ivo Rosati; João Cainé e Sofia Ferreiro, do 2.ºCEB, sobre “A porta”, de José Fanha; Anita Duque e Joana Martins, do 3.ºCEB, sobre “O caderno vermelho da rapariga karateca”, de Ana Pessoa; e Mariana Andrade e Maria Margarida Lavrador, do Ensino Secundário, sobre “O retorno”, de Dulce Cardoso.












Finda esta primeira parte, o júri selecionou, de entre os muitos candidatos que representavam as escolas da CIM da Região de Coimbra, os três candidatos, por ciclo, que iriam prestar provas de palco.
Foi com muita emoção e uma indizível alegria que vimos Joana Martins e Mariana Andrade serem escolhidas e levantarem-se para ler em voz alta poemas.
O que se seguiu foi absolutamente formidável – Joana e Mariana sagraram-se vencedoras, cada uma no seu escalão! O que, para além do valor intrínseco ligado à obtenção do 1.ºprémio no certame, significa que irão representar o distrito de Coimbra na Final Nacional, que se realizará em Braga, a 25 de maio!
As Bibliotecas Escolares deixam um grande aplauso a todos os alunos que constituíram esta super equipa de leitores!
Para todos eles hip hip hurrah!


quarta-feira, 3 de abril de 2019

Palavras cultivadas!


Hoje, com a presença de alunos de Educação Especial e das professoras Cecília Arribança, Assunção Reigota e Mafalda Carvalho, cultivaram-se palavras na Biblioteca da ES/3!
A propósito do divertido texto de Isabel Minhós Martins, “Enquanto o meu cabelo crescia”, houve animação de leitura e sementeira de relva em cocurutos de bonecos!
Quanto tempo levará agora a natureza a realizar o seu milagre?




quarta-feira, 27 de março de 2019

Cientificamente Provável - o futuro das terapêuticas anticancerígenas

Ana Filipa Cruz esteve hoje na Biblioteca da ES/3, para falar aos alunos dos 10.ºA, 11.ºA, 11.ºB e 12.ºA das grandes linhas de investigação seguidas atualmente na área das terapêuticas anticancerígenas.
Com um percurso académico nas ciências farmacêuticas, Ana Filipa Cruz falou do projeto de nanotecnologia que desenvolve no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o qual pretende utilizar nanopartículas no transporte de fármacos capazes de matar células cancerígenas sem danificar as células sãs. Falou igualmente de ética, nomeadamente da que preside à utilização de animais em laboratório, o que acalorou o debate.
Terminada a interação de Ana Filipa Cruz com o público, muitos foram os alunos e professores de Biologia que se deixaram estar, querendo ficar mais “por dentro” do seu saber.
Por estas evidências, concluímos que os conhecimentos transmitidos pela investigadora, o seu entusiasmo e a sua juventude foram um tónico para os nossos alunos e um exemplo que os inspirará a perseverar no estudo.


terça-feira, 26 de março de 2019

Reunião Extraordinária do Executivo Municipal, na Biblioteca

Teve lugar esta tarde, na Biblioteca Escolar Dr.ª Maria Cândida, uma Reunião Extraordinária do Executivo Municipal, em que foi seguida uma agenda totalmente preenchida com assuntos ligados à educação. Assistiram alunos de 10.º e 11.ºano, bem como a Direção do Agrupamento, professores e jornalistas da imprensa local e regional.
Finda a reunião, houve um período em que o público pôde interpelar a mesa, oportunidade que alguns alunos aproveitaram, manifestando, com as suas perguntas, um grande saber estar.
Foi, no seu todo, um belíssimo exercício de cidadania.


O Coordenador Nacional das UAARE, Víctor Pardal, esteve em Mira!


Realizou-se esta manhã, no Auditório da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, o colóquio “Perspetivar o futuro II”, dedicado aos projetos e oportunidades existentes na área do desporto.
Os alunos e professores dos 11.ºD e 12.ºB2 (Cursos profissionais de Técnicos de Desporto), bem como o 12.ºA2 (Curso de Humanidades, disciplina de Sociologia), estiveram presentes para escutar Víctor Pardal, o Coordenador Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).
No decurso da sua palestra, Víctor Pardal referiu, como requisitos essenciais para o desempenho das profissões do século XXI, as competências académicas, pessoais, sociais, criativas e de trabalho em equipa. Usando as palavras dos alunos, “mostrou-nos as várias áreas que os desportistas podem seguir e as profissões que podem ter, dizendo-nos que é preciso garra, dedicação e inovar ao longo da nossa vida e do nosso emprego(Rita Rolo, Filipa Santos) e realçou “a importância da formação académica e dos atletas terem um Plano B para a sua vida, dado que um bom atleta se torna ainda melhor se tiver um bom desempenho escolar(Rita Cunha, Rita Fresco, Letícia Ferreira). Em jeito de avaliação, os alunos escreveram ainda “Achámos a palestra deveras interessante, com bastante informação, pertinente e dinâmica(Rita Cunha, Rita Fresco, Letícia Ferreira), “No nosso ver, esta palestra foi esclarecedora para nós jovens, indecisos, e com dificuldades em escolher o que fazer no nosso futuro(Rita Rolo, Filipa Santos) e “Com os exemplos dados, podemos concluir que o sucesso se complementa com os estudos, nos ajuda a adquirir mais talento e a sermos mais competitivos, chegando assim mais longe, tanto a nível profissional como pessoal(Beatriz Silva, Alícia Damas e Dinis Santos).
Com todas estas evidências, podemos assegurar, com confiança, que a palestra foi um sucesso.


sexta-feira, 22 de março de 2019

Um Novo Olhar sobre as Terapêuticas Anticancerígenas

Ana Filipa Cruz, investigadora do Grupo de Vectores e Terapia Génica do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, estará entre nós no dia 27 de março, pelas 10h35, na Biblioteca da ES/3, para falar aos alunos de Biologia do Ensino Secundário de “Um novo olhar sobre as terapêuticas anticancerígenas”.




Sucesso Desportivo e Escolar, por Víctor Pardal

Dia 26 de março, pelas 10h35, Víctor Pardal estará na Biblioteca da ES/3, para proferir uma comunicação intitulada “Sucesso Desportivo e Escolar”, em que serão participantes os alunos dos Cursos Profissionais de Desporto do AEMira.

Víctor Pardal é licenciado em Educação Física e Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa e mestre em Educação e Lazer pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Docente, formador e mentor de projetos, foi o introdutor do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, o qual visava conciliar a atividade escolar de alunos do ensino secundário com as práticas desportivas enquadradas no regime de alto rendimento ou em seleções nacionais.
O sucesso do projeto desenvolvido, replicado por todo o país, esteve na génese das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), regulamentadas pelo Despacho n.º 9386-A/2016, as quais passaram a ser coordenadas, a nível nacional, por si.

Será, pois, a Víctor Pardal, Coordenador Nacional das UAARE e voz experiente da flexibilidade curricular, que daremos as boas-vindas na próxima terça-feira.


quarta-feira, 20 de março de 2019

Joias de fazer perder a cabeça

Os alunos dos 3.º e 4.ºanos de Carapelhos e a sua professora Preciosa Cruz estiveram na Biblioteca da ES/3 a ouvir a professora bibliotecária narrar “As três finórias”, na versão de António Torrado.
Finda a narrativa, e também a manhã (a turma tinha participado na sessão de “Ciência na Escola” e o tempo tinha “evaporado”), combinou-se a continuação da sessão na escola de CarapelhosAssim, de tarde, os alunos exploraram o conto ouvido e joias magníficas ganharam vida, capazes de fazer perder a cabeça às três finórias.


terça-feira, 19 de março de 2019

Passado e futuro, juntos


A convite do 7.ºA e da sua Diretora de Turma, recebemos hoje na Biblioteca da ES/3 utentes da Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo, que vieram ouvir e contar histórias tradicionais.
A iniciar a sessão, Ana Paula Ferreira descreveu o projeto de voluntariado da turma e fez a apresentação nominal dos convidados seniores.
Rosário Figueiredo prosseguiu, narrando as histórias tradicionais “As três fortunas do lobo feroz” e “A machada, machadinha do José e da Joaquina”, a partir das versões de António Torrado.
Então o Sr. Celestino ganhou coragem e deu-nos a ouvir “O ovo de Colombo” e uma anedota, rica em subentendidos. A D. Augusta também não se fez rogada e presenteou-nos com uma história com lição de moral.
Foi um belo pedaço de tarde, em que passado e futuro se fundiram e andaram de braço dado.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Histórias tradicionais e outras que tais

Amanhã, dia 19 de março, pelas 15h35, terá lugar na Biblioteca da ES/3 uma sessão de contos organizada pelo 7.ºA, no âmbito do tema “Voluntariado”, desenvolvido nas aulas de EPA (Ensinar, Projetar, Aprender).
Os utentes da Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo são os convidados e lá estarão para ouvir e partilhar histórias tradicionais.


quinta-feira, 14 de março de 2019

Xiu! Vou ouvir ler!

Continuando a Semana da Leitura, os alunos do JI de Casal, acompanhados da educadora Conceição Jorge, vieram à Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida escutar o conto “Grisela”, de Anke de Vries, ilustrado por Willemien Min.
Depois de narradas as aventuras da menina-rato, que não achava o cinzento da sua pele belo, foi proposta uma pequena reflexão sobre a ideia que cada um tem de si. Seguidamente, para celebrar a Semana da Leitura, houve pintura de sinalizadores de porta com a frase “Xiu! Vou ler” e folhearam-se revistas!


quarta-feira, 13 de março de 2019

Cientificamente Provável - Catástrofes naturais e proteção civil, em palestra

António Rochette Cordeiro, investigador do CEIS 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra) esteve hoje na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida para dinamizar dois encontros com alunos, em que participaram os 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC, 8.ºD, 8.ºE, 10.º B e 11.ºC.
O tema abordado, consentâneo com os conteúdos disciplinares de Geografia do 8.ºano e do Ensino Secundário, visou a problemática das catástrofes naturais, incidindo particularmente nas que já assolaram Portugal (terramotos, tsunamis, tempestades, incêndios, inundações, deslizamento de terras, derrocada de arribas, …).
Para ilustrar a temática, o nosso convidado utilizou numerosas imagens, explicitando as formas de minorar os riscos existentes na nossa região, do ponto de vista do planeamento e dos procedimentos a adotar em caso de calamidade.
Esta atividade, enquadrada no âmbito do projeto “Cientificamente Provável”, foi mais um ponto alto da Semana da Leitura do Agrupamento.




segunda-feira, 11 de março de 2019

Março, mês da leitura no Agrupamento de Escolas de Mira

Respondendo ao convite da Rede de Bibliotecas Escolares, os Jardins de Infância, as Escolas e as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Mira irão celebrar ao longo do mês de março a leitura, com uma miríade de atividades que atestam o valor que damos a todas as formas de ler o mundo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Palestra evocativa do Dia do Animal de Estimação


O “Dia do Animal de Estimação” foi evocado com uma palestra na Biblioteca Escolar, em que foram oradoras Diana Bastos, do Abrigo de Carinho - Associação Amigos dos Animais, e Mariline Ribeiro, médica do Centro de Saúde de Mira, a que assistiram os alunos de 7.ºano.
Tanto esta atividade, como a campanha de sensibilização para o bem-estar animal, que comporta uma recolha de rações, comedouros e agasalhos, foram organizadas pelo 7.ºA.  



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Dia do Animal de Estimação

Para celebrar o Dia do Animal de Estimação, o 7.ºA e a sua Diretora de Turma, no contexto da aula de Ensinar, Projetar, Aprender (EPA), irão promover no dia 20 de fevereiro uma palestra para todas as turmas de 7.ºano.
A atividade conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente  da Câmara Municipal de Mira, do Abrigo de Carinho - Associação Amigos dos Animais, da Clínica Veterinária de Mira e da Biblioteca Escolar.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Correio do Amor!

No Dia de São Valentim não podia faltar a distribuição de cartas e postais de amor! Abertos os marcos de correio, as Assistentes Operacionais Albina Inocêncio, Carla Silvestre, Cláudia Felício, Clídia Almeida e Edite Batista encarregaram-se de entregar a correspondência, turma a turma.
Foi uma alegria!


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Com muitas festinhas, nós somos felizes!

Hoje, dia de São Valentim, a professora bibliotecária preparou “O Monstro das Festinhas”, de Carla Antunes, para animar a sessão À La Carte, a que assistiram os alunos dos 1.º e 2.ºanos de Seixo.
Depois da história narrada com a ajuda de fantoches, os meninos foram convidados a fazerem outros felizes, preparando-lhes uma prenda com dedicatória.
Apareceram, então, lindos enfeites para oferecer a amigos(as), à mãe, à avó, acompanhados de postais inspirados …
No final, ainda houve tempo para ler livros e revistas e até para jogar 4 em linha, um jogo disponível na biblioteca anfitriã, a da ES/3 Dr.ª Maria Cândida.



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

“O Meu Lado Animal” – Concurso de Ilustração


O Meu Lado Animal” é o novíssimo Concurso de Ilustração das Bibliotecas Escolares de Mira, que tem como destinatários os alunos de pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.ºciclos.
Com um enfoque especial no desenho de animais de estimação, este concurso pretende promover a adoção responsável e o bem-estar dos animais de companhia, no que conta com a parceria do Abrigo de Carinho – Associação Amigos dos Animais, de Praia de Mira.
Estão previstos 3 prémios por ciclo de ensino e um prémio por voto público, num total de 13 distinções oferecidas por Kalandraka editora, jornal Voz de MiraOlmar-artigos de papelaria, livraria/papelaria Miradouro, Intermarché de Mira e Câmara Municipal de Mira.
Concorra! Peça um exemplar do regulamento nas Bibliotecas Escolares e torne inesquecível o seu animal de estimação!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O 12.ºB ouviu contos do mundo!

Calhou hoje a sorte ao 12.ºB, no contexto da aula de Português da prof.ª Patrícia Martins, de vir à biblioteca ouvir Sofia Souto Moniz narrar contos do mundo!
A nossa voluntária de leitura trouxe-lhes um enigma, o conto tradicional senegalês “As Mamas”, o conto indiano “As duas bonecas”, a parábola judaica “A mentira e a verdade” e, do imaginário popular português, “A carta de uma mãe portuguesa ao filho”.
Foi uma aula muito, muito, interessante.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

“SOMOS TERRA” - 4.ª edição do Concurso de Fotografia

Começou o 4.º Concurso de Fotografia “Fragmentos de Mira”, com o subtítulo “SOMOS TERRA”.
Organizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira, o concurso irá receber por e-mail, até ao dia 11 de abril de 2019, fotografias digitais recolhidas por alunos de 2.ºciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário.
Estão previstos 3 prémios por cada ciclo de ensino, atribuídos por um júri, e 1 prémio por votação pública, gentilmente oferecidos por Interschool Portugal, Porto Editora, Quitérios e Foto Zé Manel. O concurso conta ainda com o apoio do Intermarché de Mira, da Câmara Municipal de Mira e do Museu Etnográfico de Praia de Mira.
Para concorrer, basta pedir o regulamento nas Bibliotecas Escolares e captar imagens da atividade agrícola do concelho de Mira, seja com máquina fotográfica, tablet ou telemóvel!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...