quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Escritora e narradora oral Olinda Beja – a arte das palavras

A escritora e narradora oral Olinda Beja esteve hoje na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, onde promoveu, de manhã, dois encontros com as turmas de 10.º, 11.º e 12.º ano, do Ensino Profissional e do Ensino Regular.
Para iniciar as sessões, Olinda Beja exibiu imagens da sua terra natal, São Tomé e Príncipe. Depois, sempre acompanhada musicalmente por Luís d'Almeidaconversou, declamou, encantou!
Finda a manhã, acompanhou-nos no almoço literário servido na sala de professores (confecionado pela “Oficina de Sabores”), em que foi sobremesa, em sua honra, poesia lusófona dita pelos comensais presentes, entre eles as escritoras Sofia Souto Moniz e Lurdes Breda.
Depois da refeição, chegou a vez da ação formativa "Para além da palavra: a arte do dizer e do contar". Em três horas de interação com uma plateia adulta, que excedia em quinze pessoas a lotação prevista, Olinda Beja conseguiu provocar nos seus ouvintes, de forma sublime, uma catarse de emoções e demonstrar que o dizer e o contar eram uma arte encantatória.
Para terminar, Olinda autografou as três dezenas de exemplares de "Chá do Príncipe", vendidos na feira do livro, que esgotaram rapidamente.
Querida Olinda, que dia fantástico foi o de hoje, 5 de dezembro!
Vamos ter que o repetir!


Sem comentários:

Enviar um comentário