sexta-feira, 15 de abril de 2016

Rachel Caiano esteve entre nós

O dia de hoje, em que o céu desabava em água, acabou por ser o cenário ideal para a apresentação de Ombela, um livro que aborda o mito da origem das chuvas.
Rachel Caiano, que fez a ilustração desta obra, nos três encontros que realizou com o pré-escolar do concelho, começou por explicar que Ombela significa chuva em dialeto umbundu e que a cultura angolana a inspirou nos seus desenhos. Depois, no papel de cenário afixado na parede, traçou uma linha e transformou-a em tudo o que a imaginação do público presente no Jardim de Infância de Praia de Mira, na Biblioteca Municipal de Mira e no Centro Bem-estar Infantil do Seixo ditava.
Seguidamente, e porque a inspiração era África, Rachel Caiano propôs aos seus ouvintes um ateliê de ilustração: a construção de máscaras africanas com abas de caixote e pedaços de papel colorido.
Para terminar, fez belos desenhos e deu autógrafos (nos quase oitenta livros adquiridos na Papelaria O Jardim, parceira da Rede de Bibliotecas de Mira nesta iniciativa), que muito encantaram os leitores!


Sem comentários:

Publicar um comentário