quarta-feira, 9 de março de 2016

Centenário da entrada de Portugal na 1.ªGuerra Mundial

Evoca-se, hoje, dia 9 de março de 2016, o centenário de um acontecimento tristemente célebre: a declaração de guerra da Alemanha a Portugal, no âmbito das hostilidades da 1.ª Guerra Mundial.
Assinalando a efeméride, o Doutor Sérgio Neto, especialista na temática, esteve entre nós ontem, para proferir uma palestra ilustrada por imagens, excertos de filme e peças musicais, sobre a entrada de Portugal nesse conflito. 
Passando em revista a fraca preparação do Corpo Expedicionário Português que combateu em França, as principais batalhas em que participou e as condições em que o fez (o horror das trincheiras), o orador não ficou por aqui: descreveu outros acontecimentos de 1916, não esquecendo, por ser dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), o papel das mulheres na sociedade da época e a crescente emancipação que começou a ter lugar.
Ficou na nossa memória, e na dos alunos do 9.ºC, 11.ºB e 12.ºB, coisas impressionantes, nomeadamente a brutalidade com que os animais foram tratados e como a arte se adaptou a novas realidades, entre elas a composição de peças musicais para pessoas com uma só mão.
Por tudo isto, pelo imenso saber e gentileza com que o nosso convidado nos brindou, deixamos aqui, publicamente, um enorme agradecimento.




Sem comentários:

Enviar um comentário