segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Encontro com o fotógrafo Jorge Bacelar

No dia 3 de março, pelas 15h, Jorge Bacelar estará virtualmente em Mira!

Através do zoom, o grande fotógrafo e autor do álbum “Ruralidades” irá interagir com os presentes, falando da sua obra e do seu percurso singular.

Nesse enquadramento, convidam-se todos quantos desejarem assistir à sessão, docentes, alunos, técnicos do AEMira, encarregados de educação, a inscreverem-se AQUI .

O encontro, que se insere na dinamização da 5.ªedição de Fragmentos de Mira | Guardiões de Memórias, é uma iniciativa da Biblioteca Escolar, em colaboração com as Edições Centro Atlântico, o Clube do Palavreado, a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e a professora Fátima Bica.

Até ao final da semana em que o autor nos visita, estará disponível para compra a obra “Ruralidades”, que poderá ser adquirida com 20% de desconto, mediante encomenda neste LINK   (RF)


Notas sobre o autor

Jorge Bacelar (António Jorge Feio Bacelar Vilar) é um nome bem conhecido da comunidade fotográfica internacional. As imagens que capta, com um equipamento fotográfico simples, tiram partido da luminosidade natural das casas e dos estábulos, sem qualquer artifício ou manipulação digital.

Veterinário de profissão, a ternura que transparece nos seus retratos advém da ligação que tem com os protagonistas das suas fotografias, os agricultores e os seus animais, com quem lida diariamente nas comunidades rurais da Murtosa.

A fotografia, como arte, entrou tarde na sua vida. Foi em 2013 que expôs pela primeira vez o seu trabalho, para não mais parar.

Desde então, os prémios internacionais começaram a acumular-se a um ritmo vertiginoso, como podem conferir aqui:

-     em 2014, venceu o concurso fotográfico da campanha “Juntos Contra a Fome!” uma iniciativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO);

-     em 2015, foi-lhe atribuído o prémio Nomination Award HPA 2015, no concurso HPA2015 9th Humanity Photo Awards, organizado pela UNESCO e CFPA, em Pequim;

-     em 2016, tornou-se campeão do mundo ao integrar a equipa portuguesa no World Photographic Cup, onde recebeu o prémio Photographic Cup Reportage Bronze Medal. Também em 2016, Jorge Bacelar recebeu os prémios Reportage Bronze Camera, Reportage Excellence Award e Reportage Distinction Award, no concurso de Fotógrafo Europeu do Ano. Foi igualmente selecionado como finalista do prestigiado concurso Hamdan International Photography Award – HIPA 2016 (Happiness) e foi o vencedor europeu do concurso fotográfico internacional 2016 OIE Photo Competition, onde há apenas 5 vencedores, um por cada continente. Em outubro do mesmo ano, em Itália, recebeu a distinção Remarkable Award, no concurso internacional Siena International Photography Awards 2016.

-     em 2017, o seu portefólio ganhou o grande prémio do concurso “Transversalidades: Fotografia sem fronteiras”.

-     em fevereiro de 2021, foi sagrado vencedor do Travel Photographer of the Year 2020, um dos maiores concursos de fotografia de viagens do mundo, na categoria People’s Choice (voto do público) e consagrou o seu portefólio em 2.º lugar na secção People of the World, do mesmo concurso.

Sem comentários:

Publicar um comentário