quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Mobilidade rima com liberdade

Tiveram lugar no Auditório da ES/3, as duas palestras do professor doutor João Luís Fernandes, subordinadas ao tema “Mobilidade: indivíduos e ideias entre lugares”.
No seu decurso, os alunos, de Humanidades de 10.º, 11.º e 12.ºano, de Sociologia do Ensino Profissional e do 9.ºC, tomaram consciência da importância do lugar de origem para a mobilidade individual e do poder de alguns passaportes, que conferem maior liberdade aos seus possuidores, como é o caso do passaporte português. 
Seguidamente, ouviram falar e viram imagens dos muros e barreiras que separam territórios, cidades e países e compreenderam as circunstâncias dos territórios de espera, em que multidões se aglomeram em pequenos espaços, palcos de verdadeira catástrofe ecológica.
Recordamos que estas palestras se realizaram graças à parceria estabelecida entre as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (a quem estamos muito gratos) e se inserem no projeto “Cientificamente Provável”.


Sem comentários:

Enviar um comentário