quarta-feira, 27 de março de 2019

Cientificamente Provável - o futuro das terapêuticas anticancerígenas

Ana Filipa Cruz esteve hoje na Biblioteca da ES/3, para falar aos alunos dos 10.ºA, 11.ºA, 11.ºB e 12.ºA das grandes linhas de investigação seguidas atualmente na área das terapêuticas anticancerígenas.
Com um percurso académico nas ciências farmacêuticas, Ana Filipa Cruz falou do projeto de nanotecnologia que desenvolve no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o qual pretende utilizar nanopartículas no transporte de fármacos capazes de matar células cancerígenas sem danificar as células sãs. Falou igualmente de ética, nomeadamente da que preside à utilização de animais em laboratório, o que acalorou o debate.
Terminada a interação de Ana Filipa Cruz com o público, muitos foram os alunos e professores de Biologia que se deixaram estar, querendo ficar mais “por dentro” do seu saber.
Por estas evidências, concluímos que os conhecimentos transmitidos pela investigadora, o seu entusiasmo e a sua juventude foram um tónico para os nossos alunos e um exemplo que os inspirará a perseverar no estudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário