segunda-feira, 20 de abril de 2015

O escultor Alves André esteve na Biblioteca da ES/3

Hoje foi dia grande para as turmas do 9.ºano! Conheceram, em pessoa, o escultor Celestino ALVES ANDRÉ!
Em duas sessões, realizadas na Biblioteca Escolar da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, os alunos começaram por visionar um pequeno documentário sobre o autor, elucidativo do seu percurso artístico e da obra realizada.
Terminado este preâmbulo, o escultor dirigiu-se ao público.
Com uma enorme simplicidade, falou de si, da sua motivação enquanto artista e de tudo o que o inspirou na conceção das esculturas, medalhas e aguarelas mais emblemáticas.
Ficámos a saber, por exemplo, que a escultura que se encontra sobranceira ao areal da praia - a de homenagem ao povo de Praia de Mira - é uma das suas preferidas, e que, ao fazê-la, ALVES ANDRÉ lhe deu a forma de um búzio e se inspirou numa criança retratada numa fotografia antiga. Soubemos, também, que a estátua equestre de D. António Luís de Meneses, 1.º Marquês de Marialva e 3.º Conde de Cantanhede, obrigou a um profundo estudo da anatomia equídea e a um cuidadoso trabalho de execução, pois a sua dimensão e peso iam provocando um acidente durante a montagem.
Os alunos tudo ouviram, atentamente, fazendo perguntas acutilantes sobre a diversidade dos materiais utilizados, o planeamento das obras, e até sobre a viabilidade da profissão de escultor em tempos de crise… No final, entusiasmados, fizeram fila para receber um autógrafo do nosso convidado no Boletim da Biblioteca, que lhe era dedicado, e para o cumprimentar, mostrando o agrado que tiveram em conhecê-lo e em ouvir falar alguém tão apaixonado pelo seu trabalho.
A equipa da Biblioteca deixa aqui um reconhecido agradecimento a todos os que contribuíram para a materialização desta visita, nomeadamente ao Restaurante Salgáboca, que ofereceu um belíssimo almoço ao escultor.



Sem comentários:

Enviar um comentário