segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A escritora Conceição Tomé esteve entre nós!

Hoje, dia 27 de janeiro, dia consagrado à Memória das Vítimas do Holocausto, recebemos a visita especial da escritora Conceição Dinis Tomé nas bibliotecas da EB de Mira e ES/3 Dr.ª Maria Cândida.
O encontro, precedido de um intenso trabalho preparatório das bibliotecas escolares (feira do livro, publicação de um boletim BE dedicado à escritora, elaboração da prova do “Concurso Nacional de Leitura” e de um quiz sobre a obra “O Caderno do Avô Heinrich”, costura de braçadeiras e recorte de estrelas de David), contou ainda com a colaboração dos professores de História e E.M.R.C., Ana Paula Ferreira, Filomena Cunha, Paulo Sá e Calisto Oliveira, na dinamização de atividades em contexto de sala de aula, e com a dos professores Américo Monteiro, Fátima Simãozinho e artista plástico Valter Lopes, na decoração dos espaços.

Nas duas sessões realizadas com as turmas dos 6.º e 9.ºanos, a escritora começou por explicar, de forma cativante, o que a motivou a escrever “O Caderno do Avô Heinrich” e como a temática a inspirou a agir. Seguidamente, através de uma apresentação multimédia, deu ênfase a diversas situações retratadas no seu livro, ilustrando-as com fotografias da época e pequenos filmes.
As duas plateias escutaram-na atentas, dedicando-lhe a leitura de dois poemas, uma canção e inúmeras perguntas, mostrando o interesse com que tinham lido o seu livro e seguido as suas palavras. 
No final das sessões, a autora autografou “O Caderno do Avô Heinrich” e trocou impressões com os leitores.

Sentimos, dentro de cada um de nós, uma imensa emoção por conhecer Conceição Tomé e percebemos que a sua presença e a sua escrita nos tinham tornado mais humanos.

Sem comentários:

Publicar um comentário